domingo, 18 de janeiro de 2009

São Paulo 455

São Paulo comemora 455 anos


15 de janeiro de 2009 - A estação mais quente do ano é particularmente especial para cidade. Dia 25 de janeiro é aniversário da capital mais agitada da América Latina, e paulistanos e turistas terão muitas opções para celebrar a data.

Dois eventos abrem oficialmente as festividades: a Missa Oficial na Catedral da Sé, às 10h e o Ato Solene no Pateo do Colégio, às 11h30.

Aqui na terra da diversidade um dos bares mais badalados da metrópole tem até fotos no “cardápio”. O Salve Jorge Centro apresenta a “1ª Mostra São Paulo Original de Fotografia”. O trabalho de sessenta fotógrafos de diferentes áreas (arte, fotojornalismo, moda, arquitetura) estará à venda e parte da renda será revertida para o Instituto Terver, que cuida de pessoas portadoras de deficiência visual.

Exposições de quadros também proporcionam novas formas de ver a cidade. No Conjunto Nacional a “São Paulo em Cinzas e Cores”, com quadros de Renato Neves, ressalta a arquitetura e os monumentos paulistanos. O Centro Cultural da Caixa apresenta desenhos de Marcelo Senna na “São Paulo a lápis”, inspirados nas caminhadas do artista pela capital.

As transformações dessa cidade que cresceu vertiginosamente podem ser conferidas na exposição “São Paulo Passado e Presente” que retrata as mudanças pela qual a cidade passou, com obras de Cristiane Carbone e pelo grafite de 1.000 metros quadrados de Eduardo Kobra, no qual uma cena paulistana da década de 20 é retrata numa das avenidas mais movimentadas e modernas da cidade, a 23 de maio, sob o Viaduto Tutóia.

Uma cidade para ver e ouvir. O Sesc Pompéia organiza um show especial, o “Sotaques paulistas”, que reúne a banda paulistana Karnak, o maranhense Zeca Baleiro, a italiana Mafalda Minnozzi, a portuguesa Suzana Travassos, os tambores japoneses do Himawari Taiko e a voz de Fortuna, cantora de origem judaica. O projeto traduz em som as referências culturais que a cidade tem de várias partes do Brasil e do mundo.

Paulistanos e turistas poderão ainda admirar a delicadeza das “Choronas” que têm em seu repertório obras consagradas e desconhecidas, tradicionais e recentes nos ritmos de choro, baião, maxixe e samba. A música não pára: tem também a explosão de Daniela Mercury, Paula Lima e Lulu Santos que se apresentarão num grande show no Parque da Independência com mais 12 artistas. A diversidade de ritmos se estende ao reggae da Tribo de Jah, no Centro Cultural São Paulo e à MPB de Aline Muniz na Praça Vitor Civita. E o samba pede passagem com o Quinteto em Preto e Branco com participações de Dona Inah e Tobias da Vai-Vai no Memorial da América Latina.

Os que gostam de um repertório mais clássico vão se deliciar com as atrações da Praça Vitor Civita. Apresentam-se a Orquestra Bachiana Jovem, sob a regência de João Carlos Martins e a Orquestra Arte Viva, regida pelo maestro Amilson Godoy, com a participação da cantora Patty Ascher. No Teatro São Pedro haverá apresentação da Banda Sinfônica.

A megalópole se transforma em seu próprio cenário durante apresentações teatrais ao ar livre na região do Teatro Municipal e da Estação da Luz, que contam a história da cidade.

O Museu da Casa Brasileira também proporciona uma nova maneira de passear pela cidade. Um roteiro no Centro e outro no Parque do Ibirapuera vão levar paulistanos e turistas para conhecer melhor as obras de Oscar Niemeyer. Quem participar ainda ganha um exemplar do guia Roteiros MCB/100 Obras de Arquitetura em São Paulo, de autoria de Ruth Verde Zein. É necessário se inscrever.

A Cinemateca Brasileira organiza exibição de documentários sobre a cidade feitos na década de 40 em contraponto com uma seleção de filmes atuais que foram inspirados em São Paulo.

Vale da Participação e Parceria

Nos dias 24 e 25 de janeiro a Secretaria Municipal de Participação e Parceria promove o “II Vale da Participação e Parceria”. O evento, realizado no Vale do Anhangabaú começará no dia 24, às 15 horas e terminará por volta das 22 horas do dia 25.

Cerca de 30 artistas se apresentam no Palco Principal e no Palco Cultural, além de Mostra de Teatro, exibição de filmes, oficinas culturais, prestação de serviço, telecentro e exposições fotográficas.

Neste ano, no Palco Cultural, será aberto um espaço para a manifestação artística e cultural dos diversos países que formam a São Paulo de hoje e que deste caldeirão cultural construíram a vocação natural da cidade para a diversidade.

O Padre Marcelo Rossi fará uma benção especial no dia 25 e também brindará o público presente com suas canções.

Defensores Públicos estarão no local para prestar orientação e tirar dúvidas, em questões que envolvam direitos de família, sobretudo violência doméstica.

Uma Ação Global será realizada em parceria com a Fiesp que trará para o Vale uma gama de serviços de interesse da comunidade.

Infra-Estrutura

O evento contará com 3 Palcos, 100 Banheiros Públicos, cerca de 50 Tendas, 100 Seguranças, além do contingente da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, 3 Postos Médicos com 3 ambulâncias de remoção e duas UTIs. Haverá também Praça de Alimentação com cerca de 10 barracas, Planetário e um Telecentro instalado no Vale.

Atrações

A Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) irá aproveitar a data que é também aniversário da capital de Angola, Luanda, para promover uma comemoração conjunta, uma vez que a cidade de São Paulo é lugar o­nde há mais negros no mundo, fora da África.

A Coordenadoria de Atenção às Drogas trará ações preventivas e o Museu Volante de Entorpecentes do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC), além da instalação do Road Show do Bike Tour, passeio ciclístico que acontecerá no dia 25 na capital.

A Coordenadoria da Juventude fará intervenções de Vídeo e de Teatro, irá expor as fotografias do concurso de Fotografias Comemorativas da Semana Jovem Paulistana e realizará um Baile para os Jovens com Djs.

A CADS – Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual, promoverá apresentações teatrais e exibirá filmes, que remontam à temática GLBTTT, dando oportunidade de expressão para os grupos de Direitos que militam contra a homofobia.

A Coordenadoria do Idoso fará o Grande Baile do Idoso, abrindo o evento no dia 24, às 15 horas.

A Conpares – Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social trará oficinas do seu Projeto Ofício Social para o Vale, com ações que atendem ás mulheres, crianças, jovens e idosos e que serão desenvolvidas nas tendas de cada coordenadoria.

A Incubadora de Projetos Sociais Auto-Sustentáveis trará para o Vale uma exposição do trabalho de Remanufatura de Computadores que está sendo realizado no local.

Como outras atrações haverá também a instalação de Brinquedos Infláveis, integrantes do Projeto Praça Viva, um Planetário e Praça de Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário