terça-feira, 21 de abril de 2009

Serviço social e suas múltiplas facetas

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS

O Serviço Social institucionalizou e legitimou-se como profissão nos anos 30. Mobilizado pelo Estado, Empresariado e ainda com suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento da questão social . Verifica-se que as ações de caráter assistencial, religiosas e filantrópicas desenvolvidas por solidariedade são insuficientes, surgem as políticas públicas e sociais do país.
Em 1936 nasce a 1ª Escola de Serviço Social, nesse momento o indivíduo “cliente” é visto como parte integrante da sociedade ou seja nas relações sociais ele também é membro, independente de sua situação “empobrecida”
O Serviço Social começa a ter conhecimento teórico/metodológico e técnico/operativos, assim é regulamentado.
O trabalho da Assistente Social se expande, é criado um Código de Ética, hoje temos a Legislação Brasileira para o Serviço Social que deve embasar e permear todas as ações do profissional.
Nessa expansão de facetas surge o 3º Setor que nasce antes mesmo de ter esse nome. O Estado percebe que não pode ser tudo, em todas as áreas e novas posições são assumidas pela sociedade organizada. Criam-se movimentos e organizações em defesa de causas e objetivos dos “ empobrecidos “que então passam a ser “ indivíduos em risco social ou de alta vulnerabilidade”.Surge a Responsabilidade Social, esta ganha cada vez mais visibilidade, exercendo uma atuação mais significativa na esfera de Políticas Sociais, agregando conhecimentos práticos, com indicadores de resultados e perspectivas de aprimoramento.
Essa nova proposta de transformação social traz o rompimento com a cultura de isolamento e o desenvolvimento de nova mentalidade , capacidades, habilidades e estratégias para uma atuação conjunta e compartilhada. Não é mais possível trabalharmos sozinhos é preciso articulação para potencializar ações através das parcerias e redes . Parceria definida como um trabalho conjunto, realizado por atores sociais diferentes para um fim de interesse comum.


Maida 21/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário