sexta-feira, 27 de março de 2009

Será que vai rolar?
Burocracia e falta de terrenos será o entrave para a execução do pacote habitacional do Governo Federal.

Assista e veja os detalhes anunciados pelo Governo e as críticas de especialistas das áreas de urbanismo e da política!

O curioso é que o Presidente Lula, ao anunciar o Plano, não quis se comprometer com datas e prazos para execução do Plano, o que mostra a sua complexidade de execução.
Mais uma vez o marketing veio primeiro que a questão técnica.

Outra dificuldade para a execução do plano, além da burocracia, será a busca de terrenos aptos a receber as construções populares.
A saída seria as já adotadas “cartas de cr'edito” para aquisição de unidades ja construídas já que o custo dos terrenos nos centros das cidades é altíssimo e a burocracia na questão documental é um enorme impecílio.
Outra grande dúvida é se o acesso ao crédito será de fato desburocratizado pelo Governo Federal e pelos Bancos em que é acionista, como a Caixa Econômica Federal.
Vamos esperar e aguardar.
Saiba mais assistindo o vídeo no endereço:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM989652-7823-GOVERNO+GASTARA+R+BILHOES+COM+PACOTE+HABITACIONAL,00.html

Continue lendo ‘Entenda o Pac Habitacional do Lula’

Cohab promove workshop sobre habitação no centro
Publicado Março 25, 2009

Amigos Leitores,

Vale destaque a bela iniciativa da Cohab-SP que promoveu Workshop para debater “retrofit”, que é a requalificação de imóveis no centro.
Trata-se de modalidade de construção de unidades com a reforma e modificação de uso de imóveis já pronto.
Para os “não-engenheiros” como eu uma explicação simples: É pegar um prédio antigo no centro, reformá-lo e transformá-lo em Prédio residencial.

Foto: Ricardo Pereira Leite, Presidente da Cohab, Angela, e Zé Rubens no Workshop
Essa modalidade ainda é recente e pouco utilizada mas o Secretário Elton e o Presidente da Cohab, Ricardo Pereira Leite pretendem ampliá-la para a disponibilização de unidades no Centro.
Também vale destaque para a excelênte política habitacional do Prefeito Kassab que, entre outras ações, prioriza a urbanização de favelas e a busca de soluções habitacionais nos diversos segmentos sociais e econômicos da Cidade.
Para quem não sabe, o orçamento deste ano é histórico: 1 Bi para investimentos no setor.
Leia nota sobre o evento!
(Elton Santa Fé: Secretário de Habitação da Cidade de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário